terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Publicidade ofensiva em propaganda de cerveja. Ah, cê jura?



Mulher seminua em propaganda de cerveja não é exatamente novidade. Mas essa daí conseguiu de uma tacada só ser muito racista e muito sexista. Eu nunca havia pensado muito sobre isso até começar a dar aula para o curso de publicidade. E uma vez que você começa a ver, não dá pra des-ver. Se você procurar do YouTube vai aparecer um monte e não é só brasileira, não. No Brasil pelo menos os publicitários têm uma desculpa para associar cerveja com mulheres de bíquini (ainda que todo mundo saiba que mulher que toma cerveja - e nós somos muitas - não tem exatamente o corpo das que aparecem na propaganda): verão. Não dá pra negar que cerveja combina com praia e calor. Nos outros países eu queria saber qual a desculpa... Não dá pra ter praia? Ok, vamos ficar só com a misoginia mesmo.

Heineken - Mulher Parindo Cerveja
Esse aqui não dá nem pra comentar. Só me resta perguntar: que merda é essa, Heineken?

Eu me pergunto: será essa categoria profissional é tão preguiçosa que não consegue pensar em outra coisa? Será que não dá pra fazer propaganda de cerveja sem perpetuar sem sexismo ou sem perpetuar estereótipo de gênero ridículos como esses aqui.


Nova Schin - Cervejão
Sério mesmo, publicitários do meu Brasil, que vocês não conseguiram pensar nada diferente de "homem gosta de futebol/mulher gosta de shopping"? Sério mesmo que vocês ainda não sabem que mulheres podem ter seus próprios cartões de crédito?


Eu já pensei em boicotar marcar que fizesse publicidade machista, mas aí vi que queria que parar de tomar cerveja. Então não dá pra fazer propaganda de cerveja sem exposição de mulheres nuas? Claro que dá! Dá uma olha nesses aqui, ó:

Bavária Premium - Teorias
Esse aqui deu início a uma série bem divertida. E me convenceu a experimentar a cerveja.

Skol - Roqueiros
Um dos meus preferidos de todos os tempos.

Fica a dica, viu, pessoal da Devassa!


E você. tem algum comercial de cerveja preferido?

Um comentário:

  1. Fiz a análise semiótica de uma propaganda da Brahma na faculdade (a do Tsssssss). Achei tantas referências a sexo que não esqueço até hoje... hehehe

    ResponderExcluir