terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Outro blog, FM, cê jura?

É, outro blog. Pelas minhas contas esse deve ser o quarto ou quinto desde que encerrei a saudosa Oficina Irritada. Não sei muito bem por que isso aconteceu, provavelmente excesso de terapia, mas aquele tipo de blog confessional hoje em dia não é mais o que eu quero fazer. Contudo, sempre senti falta de escrever e faz algum tempo que andava pensando em dar forma a este projeto: um blog que falasse sobre questões relativas às mulheres.

Revistas, suplementos de jornal e sites dedicados ao público feminino sempre me pareceram babacas, em maior ou menor grau. Que tipo de mulher os editores da Nova imaginam que existe? Além de serem dedicados a pessoas que não existem e trazerem sempre as mesmas matérias, a impressão que essas publicações passam é que todas as mulheres do mundo são umas consumistas fúteis preocupadas apenas com a aparência e em arrumar marido (e depois de casadas, em segurar o marido) e ter filhos. As poucas publicações que trazem algo a mais - TPM, Marie Claire, Lola, não conseguem escapar do aspecto consumista - você precisa gastar, gastar, gastar pra ser culta, comer bem ou, em última análise, ser feliz. Sério, não precisa nem ter uma vagina para saber que ser mulher é muito mais complexo e bonito que isso.

De outro lado temos vários blogs feministas, dos quais o meu preferido é o da Lola, que trata de muitas questões superimportantes, como machismo, misoginia, violência, aceitação do corpo, preconceito... Os textos são muito bem escritos e gostosos de ler e desde que eu o conheci quis fazer algo parecido e que tivesse a minha cara.

Foi então que eu comecei a conceber este projeto: um lugar onde eu pudesse reunir e comentar informações que me interessam e interessam à outras mulheres normais. Falar de beleza para mulheres que são vaidosas, mas que não são umas loucas obcecadas por cirurgia plástica ou qualquer coisa que vá acabar consumir metade de nossos salários, porque pra começar nós nem ganhamos tão bem assim. Falar de relacionamentos sem idealizações, de saúde sem paranoia, de cultura e lazer sem reduzir isso a consumo, de vida doméstica sem clichês babacas do tipo "rainha do lar" e, por fim, de política e feminismo porque isso faz parte de nossas vidas e não são coisas datadas nem de gente chata.

E é isso. Sejam bem-vind@s. De novo.

2 comentários: